Período
01/05/2025Status
AbertoNota máxima
100,00%Data Final
valendo 100% da notaFinalizado
NãoNota obtida
100%Data Gabarito/ Feedback
a definirData e Hora Atual
Horário de BrasíliaFinalizado em
31/12/2030MAPA - CITOPATOLOGIA E UROANÁLISE - 53_2025
MAPA – CITOPATOLOGIA E URONÁLISE/CITOLOGIA CLÍNICA
CARO(A) ESTUDANTE, seja bem-vindo(a) à atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de CITOPATOLOGIA E URONÁLISE/CITOLOGIA CLÍNICA.
Instruções iniciais:
CONTEXTUALIZAÇÃO
Os profissionais das análises clínicas, como biomédicos e farmacêuticos, atuam na investigação de alterações celulares presentes em diferentes líquidos biológicos, contribuindo para o diagnóstico laboratorial de diversas patologias. Na citologia clínica, destacam-se as análises de urina, líquor e sêmen, fundamentais na detecção de processos inflamatórios, infecciosos e neoplásicos, além de alterações da fertilidade. A correta interpretação desses materiais exige conhecimento técnico e criterioso, reforçando a importância desses profissionais na rotina laboratorial.
Fonte: NEVES, D. P.; CORRÊA, R. R. Citologia clínica: fundamentos e aplicações. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020.
DESENVOLVENDO O TRABALHO
Considerando o livro da disciplina, os Materiais Didáticos Digitais (MDDs) e outras fontes confiáveis, responda às questões propostas nesta atividade.
Este MAPA foi elaborado com base nos temas que serão abordados nos encontros práticos presenciais, os quais estruturam as etapas da análise laboratorial de líquidos biológicos. A proposta é que você adquira os conhecimentos por meio dessas vivências — ou do estudo teórico correspondente (livro da disciplina ou através dos MDDs) — para responder às questões com compreensão e aplicabilidade.
Quadro 1: Temáticas que serão abordadas nos encontros práticos presenciais.
1- SIMULAÇÃO DE EXAME PARCIAL DE URINA
O laboratório recebeu uma amostra de urina de um paciente adulto com queixas de ardência ao urinar, aumento da frequência urinária e desconforto abdominal. A técnica responsável fez a análise física e anotou apenas alguns parâmetros da análise química, os quais seguem abaixo:
Cor: amarelo escuro
Aspecto: turvo
Odor: forte, amoniacal e fétido
pH: 7,5
Densidade: 1.020
Com base nesses dados apresentados e nas informações clínicas, responda:
2- ATLAS - ANÁLISE SEDIMENTOSCÓPICA DA URINA
Elabore um ATLAS contendo imagens dos principais elementos do sedimento urinário. Para isso faça pesquisa de imagens reais e/ou ilustrativas em fontes acadêmicas ou institucionais confiáveis assim como no material complementar disponível abaixo. Cada imagem deve conter:
- Nome do elemento
- Imagem (com legenda e fonte completa: formato: AUTOR. Título. Disponível em: link. Acesso em: data)
- Descrição morfológica (forma, cor, tamanho etc.)
- Significado clínico (o que sua presença pode indicar)
Elementos obrigatórios no atlas:
- Leucócitos
- Hemácias
- Bactérias
- Muco
- Células epiteliais escamosas
- Cristais de ácido úrico
- Cristais de oxalato de cálcio
- Cilindro hialino
- Cilindro hemático
- Cilindro leucocitário
Material complementar para pesquisa
Para auxiliar na busca por fontes acadêmicas de alta qualidade, sugerimos o estudo do material abaixo:
- Atlas de urinálise – LIGA ACADÊMICA DE ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS (LAACT) – Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atlas de urinálise. São João del-Rei: UFSJ, 2020. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/laact/Atlas-%20urinalise%204(1).pdf . Acesso em: 05 jun. 2025.
3- EXAME CITOLÓGICO DO LÍQUOR: CONTAGEM CELULAR
Agora que você já compreende os exames físico-químicos e de sedimento urinário, vamos ampliar o conhecimento para outros líquidos biológicos — começando pelo líquor (líquido cefalorraquidiano).
O líquor é um fluido que envolve o sistema nervoso central, e sua análise é essencial em casos de suspeita de infecções, hemorragias ou doenças neurológicas. Assim como na urina, alterações no aspecto físico, na composição química e na celularidade do líquor podem indicar possíveis patologias.
Esse exame é solicitado pelo médico sempre que há suspeita de comprometimento do sistema nervoso central, como em quadros de febre com rigidez de nuca, convulsões sem causa aparente ou sinais de meningite.
No encontro prático em seu polo, a técnica com LCR não será realizada, por se tratar de uma amostra de difícil obtenção. Mas, o conteúdo será abordado teoricamente, com foco na análise citológica e interpretação clínica.
Considerando as experiências dos encontros práticos presenciais da disciplina e as informações disponibilizadas no MDD, responda:
4- UTILIZAÇÃO DAS CÂMARAS PARA CONTAGEM CELULAR
De acordo com as informações que constam nos experimentos “Contagem Celular e Citologia do LCR” e “Citologia Espermática” disponíveis no MDD de Citopatologia e Uroanálise. RESPONDA:
ALGUMAS ORIENTAÇÕES FINAIS
Sobre o arquivo a ser enviado:
→ O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo Studeo, no campo "M.A.P.A." desta disciplina. Qualquer outra forma de entrega não será considerada.
→ SOMENTE UM ARQUIVO pode ser anexado no Studeo.
→ Coloque um nome simples no seu arquivo. Caso o nome contenha caracteres estranhos (como pontos) ou seja, muito longo, a equipe de correção pode ter dificuldades para abrir o arquivo, e ele poderá ser zerado.
→ Sugerimos que envie o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades e arquivos corrompidos.
→ Verifique se você está enviando o arquivo correto. Identifique-o com o seu primeiro e último nome e a disciplina, para evitar trocas no momento do envio.
Exemplo: MAPA_Citopatologia_AnaSouza.pdf
Como enviar o seu arquivo:
→ Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até ela.
→ Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.
As respostas para esse trabalho você encontra nos sites Apoio Acadêmico, Integrare Academy e Colaborar Portfólios.
Mapas Relacionados