/
ATIVIDADE 2 - FISIO - FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO TRABALHADOR - 53_2025
Fazemos o seu Trabalho
Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(44) 99126-3739

ATIVIDADE 2 - FISIO - FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO TRABALHADOR - 53_2025

  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030
ATIVIDADE 2 - FISIO - FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO TRABALHADOR - 53_2025
Questão 1

Uma empresa do setor metalúrgico contratou um fisioterapeuta para integrar sua equipe de saúde ocupacional, visando reduzir os afastamentos por lesões musculoesqueléticas, que vinham crescendo significativamente nos últimos anos. Durante o diagnóstico situacional, o fisioterapeuta percebe que, além de atender trabalhadores já adoecidos, há necessidade de implementar ações preventivas e de promoção da saúde no ambiente laboral.

Fonte: CREFITO. Resolução nº 259, de 18 de dezembro de 2013. Define as atribuições e competências do fisioterapeuta na Saúde do Trabalhador e Ergonomia. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=100879. Acesso em: 10 jul. 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT). Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt1823_23_08_2012.html. Acesso em: 10 jul. 2025.

Qual é a abordagem mais adequada do fisioterapeuta na saúde do trabalhador, segundo os princípios de intervenção ergonômica e promoção da saúde?​

Alternativas
Alternativa 1:

Realizar apenas ginástica laboral, visto que é a única prática reconhecida como preventiva para a fisioterapia no ambiente de trabalho.

Alternativa 2:

Focar no atendimento ambulatorial interno da empresa, deixando as intervenções coletivas sob responsabilidade dos engenheiros de segurança e médicos do trabalho.

Alternativa 3:

Atuar exclusivamente na reabilitação clínica dos trabalhadores após o adoecimento, pois as ações preventivas não competem ao fisioterapeuta no ambiente ocupacional.

Alternativa 4:

Limitar sua atuação à orientação postural dos trabalhadores, sem intervir diretamente na organização do trabalho, que é de responsabilidade da gestão da empresa.

Alternativa 5:

Implantar programas de vigilância em saúde, realizar análises ergonômicas, propor adequações no posto de trabalho e desenvolver ações educativas contínuas para a promoção da saúde.

Questão 2

As Normas Regulamentadoras (NR), previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), são instrumentos legais essenciais para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores. Entre elas, destacam-se a NR-7 e a NR-17. A atuação do fisioterapeuta é fundamental na análise ergonômica, prevenção de doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho e no acompanhamento de trabalhadores em risco.

Fonte: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite-partitaria-permanente/arquivos/normas-regulamentadoras/nr-07-atualizada-2022-1.pdf; https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite-partitaria-permanente/normas-regulamentadora/normas-regulamentadoras-vigentes/nr-17-atualizada-2023.pdf. Acesso em: 17 jul. 2025.

FERREIRA, M. C.; LIMA, F. E. S. Ergonomia e fisioterapia: a interface no cuidado à saúde do trabalhador. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 44, e13, 2019.

Considerando o papel das Normas Regulamentadoras na promoção da saúde do trabalhador e a atuação da Fisioterapia nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:I. A NR-7 prevê que o fisioterapeuta é o responsável técnico pelo PCMSO, por sua competência legal em medicina do trabalho.
II. A NR-17 estabelece diretrizes para a análise ergonômica do trabalho (AET), atividade na qual o fisioterapeuta, obrigatoriamente, deve atuar na equipe multiprofissional, promovendo a adaptação das condições laborais às capacidades humanas;
III. A atuação fisioterapêutica no campo da ergonomia deve ser baseada em evidências científicas, integrando conhecimentos da biomecânica, cinesiologia e fisiologia do trabalho.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

II e III, apenas.

Questão 3

Em uma empresa de logística, os trabalhadores responsáveis pela movimentação manual de cargas passaram a apresentar aumento de queixas de lombalgias, além de episódios recorrentes de hérnias de disco lombar, dores irradiadas para membros inferiores e limitações funcionais. O fisioterapeuta foi acionado para atuar na vigilância em saúde, investigação dos fatores de risco e proposição de medidas corretivas.

Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2001.
CREFITO. Resolução nº 259, de 18 de dezembro de 2013. Define as atribuições e competências do fisioterapeuta na Saúde do Trabalhador e Ergonomia. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=100879. Acesso em: 10 jul. 2025.

Diante desse cenário, qual tipo de lesão está mais comumente associada a essa atividade laboral?​

Alternativas
Alternativa 1:

Síndrome do túnel do carpo, associada à vibração e digitação.

Alternativa 2:

Perda auditiva ocupacional, decorrente do levantamento de cargas.

Alternativa 3:

Epicondilite lateral, decorrente do uso excessivo de dispositivos manuais.

Alternativa 4:

Tenossinovite de De Quervain, causada exclusivamente por esforço de membros inferiores.

Alternativa 5:

Lombalgia ocupacional e hérnia de disco lombar, resultantes de sobrecarga mecânica e esforços físicos repetidos.

Questão 4

As doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORTs) representam um dos principais motivos de afastamento laboral no Brasil. Normas como a NR-17 (Ergonomia) e a NR-9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA) são fundamentais para o controle desses agravos. A fisioterapia tem papel estratégico na identificação de fatores de risco, no planejamento de intervenções ergonômicas e na reabilitação funcional do trabalhador.

Fonte: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite-partitaria-permanente/normas-regulamentadora/normas-regulamentadoras-vigentes/norma-regulamentadora-no-9-nr-9; https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite-partitaria-permanente/arquivos/normas-regulamentadoras/nr-17-atualizada-2022.pdf. Acesso em: 17 jul. 2025.

NASCIMENTO, J. D.; SOUZA, K. V. R. A inserção do fisioterapeuta na saúde do trabalhador: desafios e possibilidades. Revista Brasileira de Saúde Funcional, v. 4, n. 1, p. 43-50, 2020.

Sobre a atuação do fisioterapeuta no contexto das Normas Regulamentadoras voltadas à saúde e segurança no trabalho, analise as afirmativas a seguir:

I. A NR-9 permite a participação do fisioterapeuta na identificação de riscos ambientais, desde que sob supervisão do engenheiro de segurança do trabalho.
II. A NR-17 é uma das normas que possibilita a atuação direta do fisioterapeuta na promoção da saúde do trabalhador, por meio da análise ergonômica do trabalho e orientações posturais.
III. A atuação fisioterapêutica no ambiente ocupacional deve integrar os princípios das NR com uma abordagem interdisciplinar e centrada nos determinantes sociais da saúde.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

II e III, apenas.

Questão 5

Em um centro de distribuição de uma rede varejista, o aumento de afastamentos por lombalgias levou a direção a contratar um fisioterapeuta especialista em saúde do trabalhador. Durante a análise ergonômica do trabalho, o fisioterapeuta identifica que os principais fatores de risco são as movimentações manuais de cargas, posturas sustentadas e a pressão por produtividade.

Fonte: CREFITO. Resolução nº 259, de 18 de dezembro de 2013. Define as atribuições e competências do fisioterapeuta na Saúde do Trabalhador e Ergonomia. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=100879. Acesso em: 10 jul. 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT). Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt1823_23_08_2012.html. Acesso em: 10 jul. 2025.

Considerando o papel do fisioterapeuta na identificação e no gerenciamento dos fatores de risco, qual aspecto sua intervenção deve priorizar?​

Alternativas
Alternativa 1:

A substituição dos trabalhadores adoecidos por outros, mais jovens, considerados menos suscetíveis a lesões osteomusculares.

Alternativa 2:

A recomendação de demissão dos trabalhadores que não aderirem às orientações posturais, para garantir o ambiente saudável.

Alternativa 3:

A prescrição de atividades físicas obrigatórias fora do horário de expediente, como única forma de prevenir lesões ocupacionais.

Alternativa 4:

Apenas intervenções terapêuticas voltadas para alívio da dor dos trabalhadores já acometidos, sem alterar as condições de trabalho.

Alternativa 5:

A implementação de ações que envolvam ajustes no ambiente físico, mudanças nos processos organizacionais, capacitação dos trabalhadores e integração de medidas ergonômicas.

Questão 6

Em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) durante um surto de infecção hospitalar, a equipe de enfermagem foi orientada a reforçar o uso dos EPIs, considerando a elevada carga biológica no ambiente. Entretanto, observou-se que, mesmo com todos os EPIs sendo disponibilizados, alguns profissionais relataram desconforto e limitações físicas, especialmente durante longos procedimentos, o que comprometeu o uso contínuo dos equipamentos.

Fonte: BRASIL. Ministério do Trabalho e Previdência. Norma Regulamentadora nº 1 − Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais. Portaria MTP nº 6.730, de 9 de março de 2020. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego. Acesso em: 25 jun. 2025.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR-9 − Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Portaria nº 3.214/1978. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego. Acesso em: 25 jun. 2025.

Diante dessa situação, qual conduta melhor reflete a aplicação da hierarquia das medidas de controle, integrando o uso de EPIs com outras estratégias de proteção no ambiente de trabalho?​ 

Alternativas
Alternativa 1:

Reduzir a jornada dos trabalhadores para minimizar a exposição, eliminando assim a necessidade de EPIs.

Alternativa 2:

Substituir o uso de EPIs por medidas educativas, visto que a conscientização elimina a necessidade dos equipamentos.

Alternativa 3:

Priorizar os EPIs como única forma de proteção, visto que são suficientes para eliminar os riscos no ambiente hospitalar.

Alternativa 4:

Realizar rodízio dos trabalhadores entre setores contaminados e setores livres de risco, eliminando a obrigatoriedade do uso de EPIs nesses momentos.

Alternativa 5:

Implementar medidas de controle coletivo, administrativas e organizacionais associadas ao uso dos EPIs, considerando que eles são a última barreira na hierarquia de controle.

Questão 7

Em uma empresa de teleatendimento, diversos colaboradores vêm apresentando queixas de dores em punhos, ombros e região cervical, além de formigamento e perda de força muscular em membros superiores. O fisioterapeuta, ao realizar a análise do ambiente e dos relatos dos trabalhadores, identificou que os postos de trabalho apresentam inadequações ergonômicas, jornadas prolongadas, além de pausas insuficientes.

Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2001.
CREFITO. Resolução nº 259, de 18 de dezembro de 2013. Define as atribuições e competências do fisioterapeuta na Saúde do Trabalhador e Ergonomia. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=100879. Acesso em: 10 jul. 2025.

Com base nesse cenário, qual condição é mais compatível com os sinais e sintomas apresentados, considerando os agravos osteomusculares relacionados ao trabalho?

Alternativas
Alternativa 1:

Asma ocupacional.

Alternativa 2:

Dermatite de contato ocupacional.

Alternativa 3:

Perda auditiva induzida por ruído (PAIR).

Alternativa 4:

Doença pulmonar obstrutiva crônica ocupacional.

Alternativa 5:

LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Questão 8

Uma empresa do setor de tecnologia oferece a seus colaboradores um programa de reabilitação fisioterapêutica para trabalhadores acometidos por LER/DORT. O fisioterapeuta busca incorporar recursos tecnológicos que acelerem o processo de recuperação, favoreçam a analgesia, a modulação inflamatória e a restauração da função.

Qual das opções a seguir apresenta corretamente a associação entre recursos eletrotermofototerapêuticos e seus respectivos objetivos funcionais no contexto da saúde do trabalhador?

Alternativas
Alternativa 1:

Crioimersão prolongada como técnica principal, visando analgesia e redução da mobilidade.

Alternativa 2:

Ultrassom terapêutico exclusivamente como recurso preventivo, sem efeito na cicatrização tecidual.

Alternativa 3:

Diatermia por onda curta aplicada diretamente sobre dispositivos metálicos, priorizando a condução térmica.

Alternativa 4:

Microondas terapêuticas para analgesia em regiões profundas, mesmo com contraindicações osteoarticulares.

Alternativa 5:

Laserterapia de baixa intensidade para regeneração tecidual, eletroestimulação neuromuscular para fortalecimento e termoterapia superficial para relaxamento muscular.

Questão 9

Um trabalhador de uma indústria automotiva retorna às atividades laborais após afastamento por uma hérnia de disco lombar. O fisioterapeuta ocupacional, responsável pela reabilitação e reintegração, propõe um programa de reabilitação com foco em controle motor, fortalecimento muscular e adequação das demandas biomecânicas do posto de trabalho.

Fontes:
SINDREU, D. Fisioterapia do trabalho: uma abordagem prática na ergonomia e na saúde ocupacional. São Paulo: Phorte, 2013.
BRASIL. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2001.
COFFITO. Resolução nº 259, de 18 de dezembro de 2003. Dispõe sobre a Fisioterapia do Trabalho e dá outras providências. Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=3017. Acesso em: 17 jul. 2025.

Qual recurso terapêutico é essencial na fisioterapia aplicada à saúde do trabalhador para o retorno ao trabalho?

Alternativas
Alternativa 1:

Realização de terapia manual isolada, sem intervenção na ergonomia ou no condicionamento físico.

Alternativa 2:

Encaminhamento imediato para cirurgia, visto que a dor lombar crônica inviabiliza atividades laborais seguras.

Alternativa 3:

Tratamento exclusivo com eletrotermofototerapia para controle da dor, sem necessidade de intervenção funcional.

Alternativa 4:

Protocolo de repouso absoluto até completa remissão dos sintomas, evitando qualquer sobrecarga biomecânica.

Alternativa 5:

Treinamento de controle motor associado à terapia cognitivo-comportamental, focando na adaptação funcional e nas crenças disfuncionais sobre dor.

Questão 10

A história da saúde do trabalhador no Brasil está intrinsecamente ligada às transformações sociais, econômicas e políticas ocorridas ao longo do século XX, culminando na consolidação de políticas públicas de atenção integral à saúde ocupacional. No contexto da Fisioterapia, observa-se uma progressiva ampliação do papel do fisioterapeuta na saúde do trabalhador, especialmente após a criação do SUS e da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT, 2012).

Fonte: BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2022]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 17 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora. Brasília, DF: MS, 2012.

SOUZA, L. E. P. F.; MEDEIROS, R. A. A saúde do trabalhador no SUS: reflexões sobre avanços e desafios. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 7, p. 2721-2730, 2020.

Considerando o contexto histórico da saúde do trabalhador no Brasil e a atuação da Fisioterapia nesse cenário, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A Reforma Sanitária e a Constituição de 1988 foram marcos fundamentais para a inclusão da saúde do trabalhador nas políticas públicas de saúde.
II. A atuação da Fisioterapia na saúde do trabalhador limita-se à reabilitação após acidentes de trabalho, conforme definido nas Normas Regulamentadoras (NR).
III. A criação dos CEREST (Centros de Referência em Saúde do Trabalhador) representou um avanço na integração do fisioterapeuta às ações interdisciplinares de promoção da saúde ocupacional.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

As respostas para esse trabalho você encontra nos sites Apoio Acadêmico, Integrare Academy e Colaborar Portfólios.

Fazemos o seu Trabalho
Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(44) 99126-3739

Mapas Relacionados

Faculdade:
Unicesumar
Quero falar com um especialista