/
ATIVIDADE 1 - ECIV - MATERIAIS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO - 53_2025
Fazemos o seu Trabalho
Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(44) 99126-3739

ATIVIDADE 1 - ECIV - MATERIAIS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO - 53_2025

  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - ECIV - MATERIAIS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO - 53_2025

Atividade de Estudo 1 – Materiais da Indústria da Construção



Uma construtora está executando o revestimento interno e externo de um conjunto habitacional com blocos cerâmicos. No projeto original, está previsto o uso de argamassa convencional, feita no canteiro de obras. No entanto, surgiram problemas, como baixa aderência da argamassa, fissuras após a cura e desperdício de materiais. O engenheiro responsável considera migrar para argamassas industrializadas, bem como avaliar melhor a escolha dos pisos cerâmicos para áreas internas e externas da edificação.



Você foi contratado como estagiário de engenharia civil para auxiliar o engenheiro responsável na tomada de decisões. Diante disso, analise o caso apresentado e responda as seguintes etapas:



1. Relacione três possíveis causas técnicas para os problemas relatados com o uso da argamassa convencional.

2. Justifique a viabilidade técnica e econômica da adoção de argamassas industrializadas para esse projeto.

3. Indique dois tipos de aditivos químicos que poderiam ser utilizados para melhorar a performance da argamassa no revestimento e explique o efeito esperado de cada um.

4. Elabore uma sugestão de plano de transição para a substituição da argamassa convencional pela industrializada, considerando os impactos nos prazos, custos e treinamento da equipe de obra. Seu plano deve conter 4 fases essenciais, além de apresentar os impactos positivos de se utilizar a argamassa industrializada:



Fase 1 – Planejamento e análise de viabilidade técnica.

Fase 2 – Treinamento da equipe.

Fase 3 – Aplicação piloto.

Fase 4 – Implantação gradual.

Impactos positivos da utilização da argamassa industrializada.



5. Com base na classificação dos pisos cerâmicos, oriente o engenheiro responsável sobre os critérios que devem ser considerados na escolha de revestimentos para áreas úmidas externas, salas internas (ambientes secos) e banheiros (interno e úmido), justificando sua resposta com base nos níveis de absorção e resistência dos materiais.

As respostas para esse trabalho você encontra nos sites Apoio Acadêmico, Integrare Academy e Colaborar Portfólios.

Fazemos o seu Trabalho
Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(44) 99126-3739

Mapas Relacionados

Faculdade:
Unicesumar
Quero falar com um especialista